quinta-feira, junho 4

A vida tal como ela é


(Aviso à navegação, para ler rápido como se fossem cláusulas contratuais em letras miudinhas - Para quem achava que os Dias da Mãe seriam só rosas, a gerência - moi-même - alerta que as maravilhas da maternidade incluem infelizmente o que se vai passar a seguir, lamentando o sucedido e prometendo compensar a/o estimada/o leitora/o com dias melhores)

Ontem à tarde sentia-me uma mãe à beira de um ataque de nervos com a casa imunda das obras (que recomeçam para a semana). Valeu-me o meu pai que levou o Henrique a passear para eu poder lavar e esfregar, pelo terceiro dia consecutivo, a casa toda daquele pó finíssimo que penetra qualquer armário, mas até vou fazer de conta que essa parte não existe. 

Hoje, quando já estávamos a tentar voltar às nossas preciosas rotinas, o minúsculo engasga-se no berço durante a sesta. Pego nele aflita, dou-lhe umas palmadas nas costas e vomita tudo à nossa volta e a nós também de cima a baixo. Equilibrismos dignos de um ringue de patinagem para nos tirar aos dois dali. Bebé traumatizado do esforço mas aliviado, confirmo que está tudo bem e, sim, parece mesmo só ter-se engasgado. Limpá-lo, vesti-lo, ele já super divertido com a "brincadeira" e pô-lo a salvo no berço. Uf. Tirar a minha roupa pelo meio para não sujar mais nada e começar a limpar chão, armários, grades exteriores do berço, sapatos arrumados ali perto... Quanto mais limpo mais parece haver para limpar. E mais ele guincha no berço. Limpo afincadamente enquanto canto para ele e ele entretanto ferra, sabe-se lá como. Refugio-me no chão no único canto do quarto que não está a secar, exausta, a precisar urgentemente de um banho e de comer alguma coisa mas a pensar que ao menos isto eu consigo resolver, ao menos nestas coisas eu posso valer-lhe, há males tão piores... O esforço da limpeza num dia como noutro ajudaram-me a encarar melhor o caos à minha volta. Recupero o fôlego e retomo a luta. Ele está bem e isso basta-me.



Um comentário:

  1. Que susto! Já o pó fininho, há de passar (digo eu que tive a casa em pinturas há mais de um mês e de vez em quando ainda o encontro no recanto de um armário...).

    ResponderExcluir