domingo, junho 14

Pessoas que me despertam paixões: Ties - Catarina Macedo Ferreira



Esta miúda cândida é uma tremenda força da natureza. E não é só porque tem três filhos e está a caminho do quarto. É porque ter filhos fazia parte dos sonhos dela e está a cumpri-los. E ser artista também fazia, e ela também o é. Melhor, deu a volta à vida e conseguiu fazer as duas coisas ao mesmo tempo, casar-se com o grande amor pelo meio, tornar-se uma das fotógrafas de famílias mais reconhecidamente talentosas com o Ties e ainda assim continua a tentar procurar nos desequilíbrios, com que sempre nos deparamos, o equilíbrio entre os seus mundos, sem tentar não se perder a ela pelo caminho. Não mente - o que é tremendamente difícil percebemos que é mesmo tramado (o cansaço, as birras, engordar e emagrecer, a relação com um corpo marcado pelos nascimentos) e depois há outras em que temos dificuldade em descomplicar e ela está lá para mostrar que não é assim um bicho de sete cabeças tão grande (anda com os filhos de transportes públicos, deixa-os sujar tudo às vezes para serem felizes, leva-os para o trabalho, tem muitas vezes o marido fora de casa, cultiva o romantismo mesmo com toda esta vida atribuladíssima). E eu nem a conheço assim tão bem.

Descobrimo-nos quando eu andava à procura da minha fé, foi minha "monitora" dos grupos de jovens na igreja do Campo Grande com 16/17 anos e ainda assim tive a ousadia de a convidar para fotografar o meu casamento não-religioso (mas cheio de fé no meu homem e na humanidade!), e não pensei duas vezes em indicá-la quando nos ofereceram uma sessão para lembrar para sempre o meu barrigão de outono e para retratar pela primeira vez, oficialmente, a felicidade de termos connosco o nosso Henrique. Aliás, a fotografia da capa do blogue, deste postdeste e deste são dela e já mereciam os devidos créditos. A Catarina já é quase a fotógrafa oficial dos momentos importantes da Minha família e gostava que continuasse a sê-lo. Já lhe teci pessoalmente os maiores elogios como fotógrafa, porque no seu rasto de luz distintivo, nos seus ângulos íntimos, no seu despretensiosismo mas real envolvimento, me encontrei como me vejo e me descobri como não tinha coragem de me conhecer. Porque, e isto é tão importante num fotógrafo, nos faz sentir tão confortáveis nestas coisas das sessões, não sendo obviamente perfeitos.

Hoje é a primeira vez que, timidamente lhe faço esta pequena homenagem mais pessoal. A minha primeira pessoa que me desperta paixão, mostrada aqui no blogue, é ela (e para ela), a Catarina dos laços, que não deixou de ser todas as coisas que é por ser mãe. É mais ainda. Exatamente o que eu gostaria.




A fotografia dela e da família foram roubadas do Instagram, podem segui-la aqui.

Uma amostra das fotografias dela que se confundirão para sempre com a nossa história:

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário