quinta-feira, junho 11

O que andamos a ler: voltar à biblioteca



Cada vez mais adepta de aproveitar todos os recursos do meu bairro: o mercado, o centro de saúde, os jardins e também a biblioteca. "Queixei-me", numa publicação lá atrás, da falta de renovação dos livros infantis cá em casa, pois bem, vou começar a dar mais a uso ao meu cartão das Bibliotecas Municipais de Lisboa  - BLX. Assim vou comprando só os preferidos dele(s). A ideia de partilha de livros já fazia sentido para mim mas, de há alguns anos para cá, só tinha por hábito ir às bibliotecas buscar livros de estudo para a faculdade. Poder incutir ao Henrique este hábito vai muito ao encontro dos valores que gostaria de lhe transmitir.

Estes ainda estão um bocadinho à frente da idade dele, mas a leitura e a nossa interação fazem toda a diferença. Dois deles - "Este livro está a chamar-te" e "Uma onda pequenina" são da coleção Cantos Redondos da Planeta Tangerina e são bastante experienciais, convidando os mais novos a percorrerem os livros com os cinco sentidos, a fazerem parte dele. Vou guiando as mãos pequeninas pelas páginas, aproximando e afastando o livro e descrevendo as formas e objetos. "Andar por Aí" também da Planeta Tangerina e o "Livro dos Porquinhos" da Kalandraka são os mais narrativos, e são também os meus preferidos entre estes cinco pelas histórias, que permitem uma leitura mais teatral, e pela ilustração mais colorida que lhe desperta mais a atenção. Já conhecia o "Selma" da Jutta Bauer e agora fiquei também a conhecer o "Quando a mãe grita". São bastante minimais em texto e ilustração, o que dificulta um bocadinho para bebés tão pequeninos.

 Vou partilhando aqui as nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário