sexta-feira, junho 12

Boas notícias: neste restaurante a Salmonella e a toxoplasmose ficam à porta


O restaurante Sushic, que já foi considerado por um blogue japonês como um dos melhores sítios para comer sushi no mundo, inventou uma das coisas mais bem lembradas e queridas que já vi: um menu mamã, a pensar nos desejos das grávidas e lactantes. São precisas 48h de antecedência para prepará-lo, e por isso é preciso marcar atempadamente e custa € 29,50 (bom sushi é difícil ser barato). O peixe é sujeito a um congelamento (adeuzinho Salmonella), os legumes, as frutas e as ervas aromáticas são desinfectados (idem toxoplasmose) e há cocktails sem álcool daqueles que enganam mesmo bem. Paradisíaco, não? E a ASAE aprova? Segundo o Observador, nem uma única contra-ordenação no dia anterior à reportagem.

Boas notícias, não. Extraordinárias, sim, porque fui daquelas afortunadas (ou não) que foi desaconselhada a comer sushi durante a gravidez*. Posso dizer que havia alturas em que trepava pelas paredes. Que via uramakis e hosomakis a rolar diante dos meus olhos nos meus sonhos, quais peças de Candy Crush demoníacas. Então na fase dos enjoos era tudo o que me apetecia... só comi sushi cozinhado do Noori da rua onde trabalhava, onde eram uns fofinhos e me aturavam com todas as aquelas especificidades, de tirar a paciência a qualquer um, mas convenhamos que, para quem prefere sashimi, não é bem a mesma coisa...

Uma das primeiras coisas que comi depois de voltar da maternidade foi: sushi. O meu desejo secreto é que o meu adorado Dr. Avô não leia esta publicação e que diga que não posso na mesma e mimimi, e que não é não ou que fica à minha responsabilidade. E que o restaurante de Lisboa abra a tempo da próxima gravidez, porque este fica em Almada.

*Grávidas a quem o médico não proibiu sushi na gravidez ou amamentação não são para aqui chamadas (ficamos um bocadinho violentas quando nos atiram isso à cara, ok? Mas ligeiramente felizes por vocês, vá).

Imagem: Jorge Simão/Observador




Nenhum comentário:

Postar um comentário